terça-feira, 24 de setembro de 2013

REFORÇO PARA O 1º ANO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA


A Escola Estadual Maria de Lourdes Toledo Areias numa iniciativa da direção escolar (Elcio Bispo dos Santos; Ivani Gonçalves da Silva) e da coordenação de matemática (Danieli Priscile Palmeira), juntamente com o professor titular da turma (Wander de Oliveira) com o apoio de professores tutores (Bruno e Irene)  está realizando desde março de 2013, aulas de reforço de matemática semanalmente. Tais aulas acontecem no sexto tempo escolar do período matutino com os alunos do 1º ano do ensino médio.
Objetivo:
         Esta proposta foi pensada com o objetivo de ajudar a minimizar a defasagem dos conhecimentos matemáticos pré-requisitos para a boa compreensão dos conteúdos propostos no ensino médio em matemática. Para tanto se fez necessário uma parceria com estagiários do curso de matemática, que trabalham voluntariamente como Tutores, ou seja, professores estagiários, que uma vez por semana ministram essas aulas de reforço com a parceria da coordenação de matemática da escola, que investiga as dificuldades e elabora atividades, bem como controla a frequência e a necessidade dos alunos a frequentarem essas aulas.
Resultados:
O trabalho em conjunto entre professor titular, tutores e coordenação de matemática está tendo um bom resultado, visto que as notas e participação dos alunos estão sendo acompanhadas com a finalidade de verificar o desenvolvimento e o progresso dos alunos participantes do reforço e compará-los com o rendimento geral das turmas. Foi verificado que os alunos que frequentam o reforço, além de terem melhorado suas notas também tiveram um crescimento em seu interesse pela matemática podendo este contraste ser visto claramente quando comparado com os outros alunos que por algum motivo não puderam participar do reforço.
Todos os resultados em notas e participações, bem como depoimentos do professor titular e de alguns alunos participantes estão registrados na escola.


PALESTRA DST



Aconteceu na Escola Areias no período noturno uma palestra sobre DST com o objetivo de esclarecer sobre a prevenção da doença. No momento os alunos tiraram suas dúvidas com perguntas que foram sanadas pelos palestrantes.


FOLCLORE 2013



        O Projeto Folclore visa resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira e foi elaborado e desenvolvido pela professora Iracema da disciplina de Arte junto com os alunos do Ensino Fundamental.
       A culminância do projeto aconteceu no dia 06/09/2013 com apresentações culturais que levaram os alunos a perceberem a importância do Folclore Brasileiro bem como suas origens, suas histórias e como nos dias de hoje essa cultura reflete  na vida deles.
         Houve a participação de todos da comunidade escolar.


Bastidores do projeto.

IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente



A escola Areias está participando da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que teve início com a formação da Comissão do Com – Vida, a seguir foi feita a Conferência na Escola onde foi retirado o Delegado e o Suplente de Delegado e no momento foi escolhido o Projeto de Ação referente a problemática da escola que é o desperdício da água. A turma escolhida para desenvolver o projeto foi a turma do 7º Ano “A”.
É também a turma do projeto Conecta!


MOMENTO CÍVICO - ANIVERSÁRIO DE CAMPO GRANDE

A Escola Areias homenageou a cidade de Campo Grande pelo seu 114º aniversário com um Momento Cívico Escolar no período Vespertino onde os alunos cantaram o Hino a Campo Grande, leram poesias sobre a Cidade Morena e apresentaram cartazes comparando o antes e o depois da nossa cidade.
 

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL

PROJETO SARAU LITERÁRIO DE POEMA E MÚSICA

Este projeto tem por objetivo oportunizar aos alunos e motivá - los através do projeto a exercer a prática da leitura, escrita e interpretação de forma prazerosa e interdisciplinar dando ênfase ao gênero textual poema. 
Realização: período de julho a novembro.
Culminância: Sarau Cultural e exposição dos livrinhos de poemas.